Aproximadamente 800 alunos da rede municipal serão contemplados com a realização do projeto "Brasil das Crianças", uma iniciativa da Fundação Xuxa Meneghel em parceria com a Editora Positivo, ação esta que ganhou o apoio da Secretaria Municipal da Educação (Semed) para a execução na cidade de Aracaju. A capacitação para os professores foi realizada na manhã desta terça-feira, 25, no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh).
O projeto "Brasil das Crianças" pretende mostrar a diversidade cultural do Brasil pelo olhar das crianças, a partir das vertentes cultural, educacional e social de todas as regiões. As histórias serão contadas por meio de um livro, com fotografias e textos, e de um site que apresentará entrevistas e depoimentos na forma de pequenos documentários.
A professora Lenalda Dias, diretora de Educação e Projetos da Semed, destacou a importância do projeto para os alunos da rede municipal. "Teremos, nesse primeiro ano de execução, cerca de 40 professores envolvidos e aproximadamente 800 alunos contemplados. É um projeto que potencializa a capacidade intelectual do estudante, respeitando a diversidade cultural e social, motivando-os a realizarem atividades intelectuais em favor da sua comunidade no âmbito local e global", explicou.
Representando a Editora Positivo, a coordenadora pedagógica Maria Cristina, detalhou como será o desenvolvimento do projeto. "Esse é um trabalho que vem sendo elaborado em escolas de todas as regiões do país. Nosso foco é fazer um trabalho diretamente com as crianças, levantando temas que envolvam a infância e a cultura. O resultado dessa atividade será a produção de um livro de fotografias e textos, que começarão a serem produzidas em maio, dentro e fora das escolas", colocou.
Cristina ressaltou, ainda, que Aracaju fará parte do roteiro de lançamento do material, que contempla a produção de um livro com todo o trabalho realizado ao longo do ano. "Até então o lançamento e a exposição aconteceria em quatro cidades: Curitiba, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Incluímos Aracaju pelo seu potencial no desenvolvimento e melhoria do sistema educacional", disse a coordenadora da Editora Positivo.